Intersubjetividade e intrassubjetividade no ato de ler: a formação de leitores na Educação Básica

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Cassol Daga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sabatha Catoia Dias Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a formação de leitores na Educação Básica e se delineia com o objetivo de registrar linhas gerais de proposta teórico-epistemológica e metodológica para a ação docente nesse campo. A ancoragem é histórico-cultural, com base na psicologia da linguagem vigotskiana, na filosofia da linguagem bakhtiniana e na antropologia da linguagem dos estudos do letramento. Evocações a estudos cognitivistas e linguístico-textuais têm lugar no âmbito estrito da lógica dessa mesma ancoragem histórico-cultural. A argumentação consiste na proposição da conciliação de duas dimensões para o trabalho com a leitura: a dimensão intersubjetiva, que concebe o ato de ler como encontro entre leitores e autores e o toma como processo cultural; e a dimensão intrassubjetiva¸ que concebe o ato de ler na atenção aos recursos lexicais e gramaticais agenciados pelos autores em seus projetos de discurso e entende essa atenção como fundamental para que os leitores, na compreensão, deem acabamento a tais projetos de discurso. O artigo registra a base teórico-epistemológica dessa proposta e apresenta objetivos de aprendizagem para uma ação docente a partir dessa mesma base.

Palavras-chave: leitura, intrassubjetividade, intersubjetividade.

Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em Linguística Aplicada, com especial atenção ao ensino e à aprendizagem em escolas públicas.

Aline Cassol Daga, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística - área de concentração em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC/SC.

Sabatha Catoia Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística - área de concentração em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC/SC.

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Cerutti-Rizzatti, M. E., Daga, A. C., & Dias, S. C. (2014). Intersubjetividade e intrassubjetividade no ato de ler: a formação de leitores na Educação Básica. Calidoscópio, 12(2), 226–238. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.10

Edição

Seção

Artigos