Subjetividade e avaliação no ensino da escrita no I ciclo do Ensino Fundamental de 9 anos

Autores

  • Lorena Bischoff Trescastro Universidade Federal do Pará
  • Thomas Massao Fairchild Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

Neste artigo discute-se a avaliação diagnóstica da escrita infantil na dimensão do sujeito, numa concepção discursiva da linguagem e de subjetividade lacaniana. Duas questões norteiam o debate: (i) o que os alunos demonstram saber por meio do que escrevem? (ii) o que se pode ensinar a eles a partir daí? Essas questões pressupõem tanto a aferição de conhecimentos objetivos quanto a análise das posições assumidas pelos alunos ao produzirem seus textos em resposta a uma demanda do professor, assim como, no ensino, a resposta do professor ao aluno. Foram analisados quatro textos de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Cada um dos textos demonstra um nível de domínio da escrita diferente, mas também uma posição distinta diante da demanda – desde a garatuja, que manifesta um movimento de “alienação” ainda incipiente, até a escrita de uma narrativa que instaura voluntariamente uma “separação” em relação ao texto lido.

Palavras-chave: escrita infantil, subjetividade, avaliação diagnóstica.

Biografia do Autor

Lorena Bischoff Trescastro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2001) e Doutoranda em Letras (UFPA - 2013). Atuou como coordenadora do Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação de Belém - PA de 2005 a 2012. Atualmente é professora de Língua Portuguesa: Redação e Expressão e Tecnologia Aplicada a Educação no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) e professora de Teorias e Práticas da Alfabetização no Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. Tem experiência na área de Tecnologias educacionais, Formação de Professores e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e letramento, Avaliação da aprendizagem, Psicogênese da língua escrita, Leitura e Produção de textos, Ensino-aprendizagem do Português e Tecnologias interativas de aprendizagem.

Thomas Massao Fairchild, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Trescastro, L. B., & Fairchild, T. M. (2014). Subjetividade e avaliação no ensino da escrita no I ciclo do Ensino Fundamental de 9 anos. Calidoscópio, 12(2), 215–225. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.09

Edição

Seção

Artigos