“Marat-Sebastião: pinturas do lixo” e “A morte de Marat”: o acontecimento do retorno de um enunciado

Autores

  • Rosa Maria Olher Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Silveira Boito Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A partir de reflexões fundadas na Análise do Discurso, o presente trabalho propõe uma leitura e discussão da obra “Marat Sebastião: Pinturas do Lixo”, produzida pelo artista plástico Vik Muniz, a fim de problematizar o modo como ela, tomada como comentário, constrói sentido sobre o acontecimento do retorno do discurso da obra primeira em sua condição sócio-histórica atual. As discussões aqui propostas problematizam a relação texto-primeiro e comentário, os quais criam, por sua vez, efeitos de sentido associando a morte ao lixo, à arte e à renovação da vida.

Palavras-chave: acontecimento discursivo, comentário, Marat-Sebastião: Pinturas do Lixo, A morte de Marat.

Biografia do Autor

Rosa Maria Olher, Universidade Estadual de Maringá

Professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá; doutora em Linguística Aplica na área de Teoria, Prática e Ensino da Tradução pela Universidade Estadual de Campinas; mestre em Letras (Inglês) pela Universidade Estadual de Santa Catarina; coordenadora do projeto de Pesquisa: Tradução e Multidisciplinaridade – Da Torre de Babel à Sociedade Tecnológica e líder de grupo de pesquisa CNPQ.

Fernanda Silveira Boito, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras Inglês, Bacharel em Tradução e Mestranda em Estudos do Texto e do Discurso pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas no campo teórico da tradução a partir de uma perspectiva discursivo-desconstrucionista. Possuí experiência no ensino de Língua Inglesa e em traduções técnicas.

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Olher, R. M., & Boito, F. S. (2014). “Marat-Sebastião: pinturas do lixo” e “A morte de Marat”: o acontecimento do retorno de um enunciado. Calidoscópio, 12(2), 161–167. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.04

Edição

Seção

Artigos