“Marat-Sebastião: pinturas do lixo” e “A morte de Marat”: o acontecimento do retorno de um enunciado
Resumo
A partir de reflexões fundadas na Análise do Discurso, o presente trabalho propõe uma leitura e discussão da obra “Marat Sebastião: Pinturas do Lixo”, produzida pelo artista plástico Vik Muniz, a fim de problematizar o modo como ela, tomada como comentário, constrói sentido sobre o acontecimento do retorno do discurso da obra primeira em sua condição sócio-histórica atual. As discussões aqui propostas problematizam a relação texto-primeiro e comentário, os quais criam, por sua vez, efeitos de sentido associando a morte ao lixo, à arte e à renovação da vida.
Palavras-chave: acontecimento discursivo, comentário, Marat-Sebastião: Pinturas do Lixo, A morte de Marat.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.