Um olhar bakhtiniano sobre a questão do dialogismo X monologismo: Macabéa e a linguagem no processo de (des)constituição do “eu”

Autores

  • Rosiney A.L. do Vale Professora Assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Jacarezinho-PR.
  • Rozana A. L. Messias UNESP - Campus de Assis

Resumo

Bakhtin, no desenvolvimento de suas teorias, concedeu especial atenção às questões relativas à linguagem, considerando também de fundamental importância o papel exercido pelo outro na formação do homem. Assim, mostrou-se preocupado em tratar a linguagem não como simples veículo de comunicação entre os homens, mas como uma atividade social de essencial importância para o desenvolvimento humano. Diante do exposto e em consonância com os conceitos de alteridade e dialogismo bakhtiniano, no presente trabalho, propomo-nos a verificar alguns aspectos relativos à Macabéa, personagem da obra A hora da estrela, de Clarice Lispector, bem como seus contatos com o mundo, via linguagem, procurando nestes encontrar elementos elucidativos de sua dificuldade em interagir com o universo que a cerca e a consequente (des) constituição de sua identidade.

Palavras-chave: Bakhtin, dialogismo, monologismo, alteridade.

Biografia do Autor

Rosiney A.L. do Vale, Professora Assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Jacarezinho-PR.

Doutoranda em Educação na Unesp de Marília (2012), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras - Assis (2005); graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Latim e suas respectivas literaturas pela Faculdade de Ciências e Letras - Assis (2000). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Jacarezinho-PR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores, em Lingüística, Língua Portuguesa (leitura e produção de textos) e Língua e Literatura Latina

Rozana A. L. Messias, UNESP - Campus de Assis

Professora Assistente Doutora da UNESp-Assis, vinculada ao departamento de Educação. Ministra as Disciplinas de Introdução aos Estudos da Educação, Prática de Ensino e estágio supervisionado de Línguas e literaturas de línguas espanhola, francesa e japonesa. Trabalhos de pesquisa vinculados à tecnologia e ensino de línguas, formação de professores, teletandem.

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

do Vale, R. A., & Messias, R. A. L. (2014). Um olhar bakhtiniano sobre a questão do dialogismo X monologismo: Macabéa e a linguagem no processo de (des)constituição do “eu”. Calidoscópio, 12(2), 153–160. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.03

Edição

Seção

Artigos