A língua alemã em antiga zona de imigração no vale do Itajaí (SC): um estudo em duas comunidades

Autores

  • Martha Regina Maas Universidade Regional de Blumenau
  • Maristela Pereira Fritzen Universidade Regional de Blumenau
  • Abelardo José Avelino Neto FURB - Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Discutimos, neste artigo, dados parciais de uma pesquisa mais abrangente que objetivou realizar um levantamento da situação linguística em duas comunidades teuto-brasileiras, localizadas na zona rural de Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Quanto à dimensão teórica, o estudo filia-se às áreas da Linguística Aplicada e à Sociolinguística, especialmente no tocante à escolarização em contextos multilíngues e interculturais. Com relação aos procedimentos metodológicos, para atingir esses grupos sociais, partimos das escolas municipais localizadas em cada uma das comunidades. Os instrumentos utilizados foram dois questionários sociolinguísticos. O primeiro foi aplicado aos alunos do Ensino Fundamental I e o segundo, às suas famílias. Os dados apontam que a língua alemã é utilizada na maioria das esferas sociais, na modalidade oral, especialmente no âmbito familiar. Os resultados indicam que grande parte dos sujeitos são bilíngues. Os pais dos alunos demonstram atitudes positivas em relação à língua de herança, além de apontarem a relevância de ambas as línguas para o futuro de seus filhos. Esta pesquisa permite refletir sobre a importância de se garantir, na educação formal, o aprendizado da língua alemã, ao lado do português, em contextos bilíngues como esses. Concluímos reafirmando a necessidade de serem desenvolvidos mais estudos com o objetivo de compreender a situação sociolinguística em comunidades bi/multilíngues, para que novas políticas de educação linguística possam ser fomentadas, garantindo uma educação intercultural.

Palavras-chave: contextos multilíngues, língua alemã, bilinguismo social.

Biografia do Autor

Martha Regina Maas, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Bolsista CAPES.

Maristela Pereira Fritzen, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2007). Professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Educação da FURB.

Abelardo José Avelino Neto, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Licenciado em Letras pela FURB. Bolsista de iniciação científica (CNPq)

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Maas, M. R., Fritzen, M. P., & Neto, A. J. A. (2014). A língua alemã em antiga zona de imigração no vale do Itajaí (SC): um estudo em duas comunidades. Calidoscópio, 12(2), 143–152. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.02

Edição

Seção

Artigos