A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a construção de práticasde escrita colaborativa entre um grupo de alunos(as) do Ensino Médio, a partir do uso de algumas ferramentas da Internet. Mais especificamente, esta investigação analisa um corpus gerado a partir de um projeto de ensino de um jornal digital escolar desenvolvido numa escola estadual localizada no município de Campinas (SP), entre os meses de agosto e dezembro de 2008, com um grupo de voluntários composto por dezenove alunos(as) do Ensino Médio e por um professor de língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, que se caracteriza, mais especificamente, como uma pesquisaação, cuja intenção não se restringe apenas a compreender ou descrever o mundo da prática, mas, sobretudo, a tentar transformá-lo. Como base teórica deste estudo, apoio-me na discussão teórica sobre a revolução digital ocorrida com o advento da Web 2.0 e mostro como as mudanças inerentes à passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 refletiram nos processos de criação na Internet, mais especificamente, nos processos de (multi)autoria e de colaboração na rede por meio uso de ferramentas que propiciam práticas de escrita colaborativa. Por fim, como dispositivos analíticos para a análise dos dados gerados, adoto o referencial proposto por Horton et al.(1991), e adaptado por Lowry et al. (2004), acerca do processo de escrita colaborativa, que se baseia em: atividades de escrita, estratégias de escrita, papéis dos participantes e modos de escrita colaborativa.
Palavras-chave: escrita colaborativa, Web 2.0, ferramentas digitais, escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.