Schema theory to the field of rading in a foreign language teaching
Resumo
A leitura tem sido investigada sob várias perspectivas - por lingüistas, psicolingüístas, educadores e, principalmente, por pesquisadores do ensino de segunda língua. Tais pesquisas em lingüística aplicada têm sido desenvolvidas por profissionais no cotidiano do ensino de língua inglesa, em que a leitura é uma das habilidades mais exigidas e que necessita de desenvolvimento no contexto do ensino do inglês como língua estrangeira. Nas últimas duas décadas, a teoria do esquema inspirou muitos pesquisadores nas áreas da análise do discurso e da teoria da leitura e continua exercendo forte influência, em ambas as áreas. Esse artigo elucida algumas definições sobre a teoria do esquema com referência em particular, à leitura. Contrasta pontos positivos e negativos de tal teoria e, por último, apresenta algumas contribuições no campo da leitura no contexto de língua estrangeira.
Palavras-chave: teoria do esquema, leitura, língua estrangeira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.