Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação
Resumo
O presente artigo, que está baseado em estudos da Psicolingüística e da Lingüística do Texto, traz o relato de uma pesquisa sobre os efeitos de atividades computadorizadas de predição na compreensão leitora de alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Comparando os pré-testes de leitura com os pós-testes, verificamos uma significativa melhora na compreensão leitora desses alunos, a partir das atividades constantes do CD Estratégias de Leitura, produzido e gerado para fins dessa pesquisa. Tais resultados indicam que o ensino da leitura pode ser significativamente favorecido pelo uso de atividades que exploram a estratégia de predição. Além disso, sinalizam para a possibilidade de outras estratégias igualmente contribuírem para a aprendizagem dessas habilidades.
Palavras-chave: leitura, aprendizagem, estratégias de leitura, preditibilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.