Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação

Autores

  • Joselaine Sebem de Castro
  • Vera Wannmacher Pereira

Resumo

O presente artigo, que está baseado em estudos da Psicolingüística e da Lingüística do Texto, traz o relato de uma pesquisa sobre os efeitos de atividades computadorizadas de predição na compreensão leitora de alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Comparando os pré-testes de leitura com os pós-testes, verificamos uma significativa melhora na compreensão leitora desses alunos, a partir das atividades constantes do CD Estratégias de Leitura, produzido e gerado para fins dessa pesquisa. Tais resultados indicam que o ensino da leitura pode ser significativamente favorecido pelo uso de atividades que exploram a estratégia de predição. Além disso, sinalizam para a possibilidade de outras estratégias igualmente contribuírem para a aprendizagem dessas habilidades.

Palavras-chave: leitura, aprendizagem, estratégias de leitura, preditibilidade.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Castro, J. S. de, & Pereira, V. W. (2021). Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação. Calidoscópio, 2(1), 55–60. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6482

Edição

Seção

Artigos