O papel da pesquisa em aquisição de segunda língua na formação do professor de língua estrangeira: apreciações sobre alguns encontros e desencontros
Resumo
Neste artigo, teço algumas considerações acerca da seguinte e importante questão para a pesquisa sobre a aprendizagem de uma segunda língua: dentro de que quadro de pressupostos tal área de pesquisa poderá trazer respostas úteis às questões que se colocam os professores de língua estrangeira com relação a suas práticas? No que toca a pressupostos fundamentais sobre a aquisição da linguagem, é possível traçar um limite de tal forma que, de um lado, estarão abordagens da aquisição que podem ser reunidas sob o rótulo de ‘cognitivistas’ e, de outro, aquelas a que me refiro como ‘sociointeracionais’. O argumento a ser desenvolvido é o de que, considerando tudo o que torna o ensino de uma segunda língua um terreno de reflexão e de teorização educacional, a abordagem mais profícua é aquela advinda de aportes sociointeracionais. A fim de tecer tal argumentação, primeiro reviso estudos cognitivistas da ASL, em seguida reviso estudos sociointeracionais, e, finalmente, procuro comparar as contribuições que dão como guias e recursos para as práticas do professor e como áreas fundamentais na formação do professor.
Palavras-chave – aprendizagem de segunda língua, formação de professores, interação em sala de aula, período crítico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.