A internet como contexto de produção textual: possíveis implicações para o ISD

Autores

  • Dinorá Fraga

Resumo

O objetivo deste texto é colocar em debate, no ISD, a pertinência da inserção de temas relacionados com práticas lingüísticas do ciberespaço em seus pressupostos epistemológicos, com implicações teóricas e metodológicas. Reafirmamos aí, a importância da enunciação em seu poder de elucidar o lugar teórico da ação e da emoção, nos estudos lingüísticos das significações sócio-culturais e psicológicas, através “de um conjunto de hipóteses heurísticas que permitem compreender a freqüência ou a ausência de certas unidades lingüísticas nos textos analisados , com o objetivo de estudar o efeito das situações de comunicação sobre o funcionamento da língua” (Machado,1998). Em nosso caso, elegemos o hipertexto como a organização textual que constitui,por excelência, o texto da cibercultura como situação de comunicação .O tema proposto em uma abordagem do ISD é compreendido a partir de cinco pressupostos com respectivas implicações epistemológicas e metodológicas a serem apresentados no final e que serão brevemente apresentadas , devido às restrições de espaço.

Palavras-chave: meios virtuais, interacionismo sociodiscursivo, produção de contexto.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Fraga, D. (2021). A internet como contexto de produção textual: possíveis implicações para o ISD. Calidoscópio, 2(2), 55–60. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6452

Edição

Seção

Artigos