A semântica adjetival e sua representação em uma ontologia de domínio jurídico
Resumo
Este trabalho faz parte de uma série de estudos que temos feito sobre a semântica dos adjetivos do domínio jurídico, visando a sua formalização e inclusão em uma ontologia que possa contribuir para o aperfeiçoamento de sistemas de busca e extração de informações jurídicas na web. Este artigo discute as dificuldades para a inclusão dos adjetivos em uma ontologia jurídica, bem como a validade do significado adjetival para a recuperação de informações. Para a análise lingüística dos adjetivos, optamos por uma abordagem baseada em relações semânticas. A ontologia proposta tem como objetivo futuro o agrupamento desses adjetivos sob conceitos de top-level e a interligação da ontologia a uma rede de ontologias jurídico-semânticas. Para a presente análise, utilizamos seis textos jurídicos extraídos, via internet, do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça de Portugal.
Palavras-chave: adjetivos, semântica lexical, ontologias, recuperação de informação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.