Efeitos de sentidos de deslocamento do lugar de professor num seminário virtual

Autores

  • Marleni Nascimento Matte
  • Regina Maria Varini Mutti

Resumo

Enfocando uma pedagogia para a Educação a Distância em ambiente telemático no ensino superior, este estudo, de cunho discursivo e educacional, propõe-se a evidenciar efeitos de sentidos manifestados nas interlocuções dos participantes de um seminário virtual pedagógico, em recortes de enunciados que tematizam o lugar do professor. O procedimento analítico destaca o funcionamento discursivo do verbo ser, como uma pista lingüística que aponta a efeitos de sentido de deslocamento do lugar de professor. Constata-se que a produção de sentidos na escrita no ambiente virtual mediador dá visibilidade ao entrelugar de tensão entre a heterogeneidade determinada pela construção coletiva no ambiente mediador e a tendência do sujeito, na condição pedagógica, de formar o um, buscando a estabilização do sentido.

Palavras-chave: ambiente telemático, seminário virtual, discurso pedagógico, professor.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Matte, M. N., & Mutti, R. M. V. (2021). Efeitos de sentidos de deslocamento do lugar de professor num seminário virtual. Calidoscópio, 5(3), 190–194. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5641

Edição

Seção

Artigos