Considerações sobre a fala e a escrita no contexto da escola

Autores

  • Cátia de Azevedo Fronza

Resumo

Este artigo reflete sobre produções de fala e de escrita de crianças no processo de aquisição da modalidade oral e de domínio do sistema de escrita. Destacamos, inicialmente, características de fala que revelam diferenças do que é considerado normal ou do que é esperado das produções infantis pelos adultos. No que se refere à escrita, apresentamos uma discussão sobre o que pode ser observado nas palavras dos textos infantis à luz da fonologia. Tais abordagens condizem com a premissa de que a ação do professor e o seu conhecimento sobre as características de fala e de escrita, também possibilitado pela pesquisa lingüística, pode contribuir positivamente para a aprendizagem e para o uso da língua materna nas modalidades oral e escrita no contexto da escola. Compreender o que é possível nos contextos do uso de ambas as modalidades da língua portuguesa e dedicar atenção ao que se diferencia do esperado, no caso das “queixas de linguagem” (Corrêa et al., 2003), por exemplo, possibilita ambientes de ensino e de aprendizagem produtivos e compensadores. Entendemos que esta reflexão contribui para a ação de diversos profissionais, principalmente os que se dedicam à educação infantil e às séries iniciais do ensino fundamental, além de mostrar que, ao nos referirmos à linguagem, podemos estabelecer diálogos ricos com a área da psicologia e da fonoaudiologia.

Palavras-chave: fala, escrita, ortografia, ensino, aprendizagem.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Fronza, C. de A. (2021). Considerações sobre a fala e a escrita no contexto da escola. Calidoscópio, 5(1), 45–56. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5621

Edição

Seção

Artigos