Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial

Autores

  • Izabel Magalhães

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográfico-discursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais.

Palavras-chave: identidades de gênero, discursos, letramentos, alfabetização de jovens e adultos, Ensino Especial.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Magalhães, I. (2021). Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Calidoscópio, 6(2), 61–68. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5247

Edição

Seção

Artigos