Relações retóricas e funções textual-discursivas na articulação de orações no português brasileiro em uso
Resumo
Neste trabalho discuto as relações retóricas estabelecidas no contexto de ocorrência de orações adverbiais e de relativas apositivas, materializadas em sua forma canônica ou ocorrendo sem a oração matriz, à maneira de um enunciado independente, a que venho chamando de “desgarradas”. A partir de funções textual-discursivas, tais como “avaliação”, “retomada”, “foco”, dentre outras exercidas por essas estruturas, investigo a equivalência entre essas funções exibidas pela articulação entre orações, num nível micro de organização textual, as relações retóricas consideradas num nível macro da organização do discurso e as funções sintáticas exercidas por essas estruturas. Este estudo ancora-se fundamentalmente na Teoria da Estrutura Retórica, tal como desenvolvida por pesquisadores funcionalistas da costa oeste norte-americana.Palavras-chave: relações retóricas, funções textual-discursivas, articulação de orações, funções sintáticas, funcionalismo.
Downloads
Publicado
2010-12-03
Como Citar
Decat, M. B. N. (2010). Relações retóricas e funções textual-discursivas na articulação de orações no português brasileiro em uso. Calidoscópio, 8(3), 167–173. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/412
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.