As relações de Avaliação e de Comentário (Rhetorical Structure Theory - RST): entre o fazer-crer e o fazer-saber
Resumo
Este artigo analisa as relações de Avaliação e Comentário, de uso recorrente em textos dos corpora dos projetos Organização Retórica de Textos de Opinião (ORTO) e Organização Retórica de Textos de Divulgação Científi ca (ORTDC). O estudo se fundamenta nas ideias de Bernárdez (1995), que preconiza o texto como uma configuração estratégica, integrada à Rhetorical Structure Theory (RST) (Mann e Thompson, 1992), a qual oferece as relações retóricas que descrevem as opções do produtor (P) na elaboração textual. Por um lado, nos textos do gênero artigo de opinião autoral, a relação de Avaliação cumpre o fim de fazer-crer, constituindo um argumento ou atitude de julgamento que busca a adesão do leitor (L). Por outro, a relação de Comentário, nos artigos de divulgação científica midiática, indicam uma nota subjetiva que, dado seu caráter constativo (Charaudeau, 1992), orienta-se para o fazer-saber uma pesquisa realizada. Essa organização estratégica possibilita confi rmar que o texto é um sistema estrutural cujas partes e princípios de organização podem ser descritos como elementos articulados de um todo. Disso, é possível concluir que determinadas unidades informativas relacionais funcionam como parte de um quadro de prototipicidade, orientadas para um fim discursivo de um dado gênero.Palavras-chave: estratégia, artigo de opinião autoral, artigo de divulgação científi ca midiática, Avaliação, Comentário.
Downloads
Publicado
2010-12-03
Como Citar
Souza, J. A. de C. de, & Giering, M. E. (2010). As relações de Avaliação e de Comentário (Rhetorical Structure Theory - RST): entre o fazer-crer e o fazer-saber. Calidoscópio, 8(3), 203–209. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/386
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.