O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência

Autores

  • Claudia Beatriz Monte Jorge Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Herivelto Moreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Resumo

Uma das únicas áreas de estudos que possui um campo específico para estudar a relação com a tecnologia é a área de ensino de línguas. Esse campo é chamado de Computer Assisted Language Learning (CALL). CALL é considerado parte da área de estudos Aquisição de Segunda Língua (Blake, 2008; Chambers, 2010) e, portanto, um ramo jovem da Linguística Aplicada (Beatty, 2010; Chapelle, 2006). É, por natureza, um campo de estudos interdisciplinar que sofre a influência e está ligado a diversos outros campos e disciplinas. Por ser um campo novo (Crystal, 2010), é uma esfera do ensino de línguas que ainda está fragmentada e se move para diferentes direções ao mesmo tempo (Levy, 1997). O objetivo deste artigo é descrever e especificar o campo CALL. O ponto de partida é a relação inicial entre ensino de línguas e tecnologias, quando são mostradas as principais perspectivas sob as quais a tecnologia é vista na área. Explica-se a seguir o acrônimo CALL e asdiscussões e controvérsias relacionadas à utilização dessa nomenclatura. Por fim, são apresentadas definições do que é e abrange o campo CALL. São poucos os pesquisadores e os trabalhos sobre CALL no Brasil (Reis, 2010), ficando clara, portanto, a necessidade de se suprir essa lacuna. É essencial que os profissionais da área tenham conhecimento da existência do campo, do seu escopo e de sua abrangência.


Palavras-chave: ensino de línguas, tecnologia, CALL.

Biografia do Autor

Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas.

Herivelto Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em educação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia  da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2012-11-27

Como Citar

Martins, C. B. M. J., & Moreira, H. (2012). O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, 10(3), 247–255. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254