Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança

Autores

  • Henrique Campos Freitas Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.08

Resumo

 Após diversas discussões do Conselho Nacional de Educação (CNE) para atender às metas estabelecidas para a melhoria da educação, de 2015 a 2017 foi elaborada uma Base Nacional Comum Curricular (conhecida como BNCC) a fim de definir o conjunto de aprendizagens que todos os alunos deveriam desenvolver no seu percurso escolar. Partindo disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender a Base como um gênero situado de governança, identificando quais são os conhecimentos que estão sendo legitimados e, até mesmo, deslegitimados com a implementação da BNCC. A Base serviu, inclusive, como corpus de estudo, que teve as teorias da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como abordagens teórico-metodológicas. Como resultados, foi possível identificar que o discurso produzido pela Base é um discurso de governança, pois, implicitamente, evidencia o foco das mudanças, que acontecerão por meio do enfoque nas aprendizagens essenciais, indicadas pelas competências e habilidades trabalhadas em cada componente curricular, voltadas para o mercado de trabalho. Esses valores estão acima, inclusive, da preocupação de manter o aluno na escola e criar as condições mínimas de estudo.

Palavras-chave: BNCC; Gênero de governança.

Biografia do Autor

Henrique Campos Freitas, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutor em Estudos Linguísticos (PosLin/UFMG). Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Freitas, H. C. (2023). Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança. Calidoscópio, 21(2), 361–377. https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.08