Letramentos críticos, gênero social e intersecções: uma análise discursiva de uma experiência de leitura de escritoras negras em uma escola
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.04Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise discursiva crítica de uma experiência em uma escola com ênfase em possibilidades e potencialidades da leitura crítica de escritoras negras. A partir disso, buscamos discutir sobre uma prática de letramentos críticos voltada para a conscientização sobre questões de gênero e interseccionalidades, como raça e classe. Com base em perspectivas teórico-metodológicas dos estudos críticos do discurso, dos estudos sobre gênero e (de)colonialidade e da abordagem etnográfica e colaborativa de pesquisa3, este trabalho analisa representações de uma roda de leitura e debate realizada em 2017 em um Centro de Ensino Fundamental situado em Ceilândia-Distrito Federal (DF). A análise aqui apresentada indica como uma possível contribuição da leitura de literatura produzida por escritoras negras, no contexto escolar, a promoção de práticas de contestação frente a discursos hegemonizantes e coloniais de gênero e raça, com potencial de de-legitimação de ideologias racistas e sexistas.
Palavras-chave: discurso; letramentos críticos; gênero social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.