Letramentos críticos, gênero social e intersecções: uma análise discursiva de uma experiência de leitura de escritoras negras em uma escola

Autores

  • Amanda Oliveira Rechetnicou Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Viviane Cristina Vieira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.04

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise discursiva crítica de uma experiência em uma escola com ênfase em possibilidades e potencialidades da leitura crítica de escritoras negras. A partir disso, buscamos discutir sobre uma prática de letramentos críticos voltada para a conscientização sobre questões de gênero e interseccionalidades, como raça e classe. Com base em perspectivas teórico-metodológicas dos estudos críticos do discurso, dos estudos sobre gênero e (de)colonialidade e da abordagem etnográfica e colaborativa de pesquisa3, este trabalho analisa representações de uma roda de leitura e debate realizada em 2017 em um Centro de Ensino Fundamental situado em Ceilândia-Distrito Federal (DF). A análise aqui apresentada indica como uma possível contribuição da leitura de literatura produzida por escritoras negras, no contexto escolar, a promoção de práticas de contestação frente a discursos hegemonizantes e coloniais de gênero e raça, com potencial de de-legitimação de ideologias racistas e sexistas. 

Palavras-chave: discurso; letramentos críticos; gênero social. 

 

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rechetnicou, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), do Campus Santa Maria da Boa Vista. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Viviane Cristina Vieira, Universidade de Brasília (UnB)

Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Editora do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB) e do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC-UnB/CNPq). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com o projeto Estudos Críticos do Discurso nas práticas de aprendizagem de português como língua materna. 

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Oliveira Rechetnicou, A., & Cristina Vieira, V. (2022). Letramentos críticos, gênero social e intersecções: uma análise discursiva de uma experiência de leitura de escritoras negras em uma escola. Calidoscópio, 19(4), 481–493. https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.04