O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças
Resumo
Retomamos neste trabalho algumas questões relacionadas ao considerável crescimento da oferta da língua inglesa nas séries iniciais (Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental) em grande parte do cenário educacional brasileiro. Em decorrência de tal fato, as implicações na formação de professores daquela língua para crianças passam a ser cruciais para práticas escolares ressignifi cadas. Assim, consideramos a necessidade de (re)pensarmos alguns aspectos dos cursos de Letras a fim de que os professores em formação inicial sejam preparados para enfrentar mais um dos novos desafios do mundo contemporâneo: o ensino de línguas estrangeiras para crianças. Neste artigo, trazemos as análises de um questionário aplicado junto a um grupo de alunos do curso de Letras (Línguas Estrangeiras Modernas) cursando a disciplina eletiva “Ensino da Língua Inglesa para Crianças” em uma universidade pública do norte do Paraná. Utilizamos para nossas análises as bases teórico-metodológicas do interacionismo sociodiscursivo levando em conta que a produção de qualquer texto é necessariamente influenciada pela situação de produção. De forma geral, os resultados revelam que há uma preocupação signifi cativa por parte dos alunos-professores quanto à formação para o ensino de ensino de línguas estrangeiras (especificamente o ensino de inglês) para crianças no que tange à formação inicial. Considerando que, no Brasil, os cursos de licenciatura em Letras – línguas estrangeiras modernas - ainda não estão estruturados para atender a tais necessidades, defendemos a importância de que os mesmos incorporem em seus objetivos a formação do profissional de línguas estrangeiras que possa atuar junto ao público infantil.
Palavras-chave: formação inicial de professores, língua inglesa para crianças, interacionismo sociodiscursivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.