O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão

Resumo

Retomamos neste trabalho algumas questões relacionadas ao considerável crescimento da oferta da língua inglesa nas séries iniciais (Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental) em grande parte do cenário educacional brasileiro. Em decorrência de tal fato, as implicações na formação de professores daquela língua para crianças passam a ser cruciais para práticas escolares ressignifi cadas. Assim, consideramos a necessidade de (re)pensarmos alguns aspectos dos cursos de Letras a fim de que os professores em formação inicial sejam preparados para enfrentar mais um dos novos desafios do mundo contemporâneo: o ensino de línguas estrangeiras para crianças. Neste artigo, trazemos as análises de um questionário aplicado junto a um grupo de alunos do curso de Letras (Línguas Estrangeiras Modernas) cursando a disciplina eletiva “Ensino da Língua Inglesa para Crianças” em uma universidade pública do norte do Paraná. Utilizamos para nossas análises as bases teórico-metodológicas do interacionismo sociodiscursivo levando em conta que a produção de qualquer texto é necessariamente influenciada pela situação de produção. De forma geral, os resultados revelam que há uma preocupação signifi cativa por parte dos alunos-professores quanto à formação para o ensino de ensino de línguas estrangeiras (especificamente o ensino de inglês) para crianças no que tange à formação inicial. Considerando que, no Brasil, os cursos de licenciatura em Letras – línguas estrangeiras modernas - ainda não estão estruturados para atender a tais necessidades, defendemos a importância de que os mesmos incorporem em seus objetivos a formação do profissional de línguas estrangeiras que possa atuar junto ao público infantil.


Palavras-chave: formação inicial de professores, língua inglesa para crianças, interacionismo sociodiscursivo.

Downloads

Publicado

2010-05-04

Como Citar

Tonelli, J. R. A., & Cristovão, V. L. L. (2010). O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. Calidoscópio, 8(1), 65–76. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/159

Edição

Seção

Artigos