Formação docente e prática pedagógica: o professor e o aluno de língua estrangeira em foco

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e discutir o papel do professor e do aluno de língua estrangeira, especificamente, de ensino de língua estrangeira para crianças em contexto regular de ensino fundamental público. A perspectiva teórica adotada se encontra nas teorias de formação para uma prática reflexiva. Para desenvolver o estudo, cinco professoras de Língua Inglesa foram entrevistadas e acompanhadas em suas práticas pedagógicas no primeiro e quinto anos, mediante observação participante e registro em diário reflexivo. Da apresentação e análise dos dados é possível inferir que as docentes se encontram em momento de transição entre as perspectiva estruturante e interativo-construtivista de formação. Essa postura interfere na forma como veem seus alunos e como estes reagem diante das propostas pedagógicas desenvolvidas.

Palavras-chave: formação docente, língua inglesa, papel do professor, papel do aluno.

Downloads

Publicado

2010-05-04

Como Citar

Santos, L. I. S. (2010). Formação docente e prática pedagógica: o professor e o aluno de língua estrangeira em foco. Calidoscópio, 8(1), 49–64. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/158

Edição

Seção

Artigos