Formação docente e prática pedagógica: o professor e o aluno de língua estrangeira em foco
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar e discutir o papel do professor e do aluno de língua estrangeira, especificamente, de ensino de língua estrangeira para crianças em contexto regular de ensino fundamental público. A perspectiva teórica adotada se encontra nas teorias de formação para uma prática reflexiva. Para desenvolver o estudo, cinco professoras de Língua Inglesa foram entrevistadas e acompanhadas em suas práticas pedagógicas no primeiro e quinto anos, mediante observação participante e registro em diário reflexivo. Da apresentação e análise dos dados é possível inferir que as docentes se encontram em momento de transição entre as perspectiva estruturante e interativo-construtivista de formação. Essa postura interfere na forma como veem seus alunos e como estes reagem diante das propostas pedagógicas desenvolvidas.
Palavras-chave: formação docente, língua inglesa, papel do professor, papel do aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.