E as crianças (re)escrevem histórias: a retificação como marca de autoria

Autores

  • Mônica de Souza Serafim
  • Rose Maria Leite de Oliveira

Resumo

Este trabalho investigou a revisão como uma marca de autoria em crianças de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Empreendemos este trabalho baseando-nos no sociointeracionismo de Vygotsky (1998) e de Bakhtin (1992), que nos permitiu considerar o valor interativo e dialógico da linguagem; no paradigma indiciário de Ginzburg (1989), que defende o trabalho singular da criança com o texto, e, finalmente, na Linguística Aplicada, que evidencia o valor do trabalho com estas marcas singulares na escola. Para realizar este estudo, optamos por uma análise evolutiva dos textos de seis crianças de uma escola particular de Fortaleza (CE). Os resultados demonstraram que as marcas deixadas pelas crianças na (re)escrita revelam uma intensa atividade interativa, representando o interlocutor/leitor como uma peça essencial na construção do significado do texto.

Palavras-chave: escrita, revisão, autoria.

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Publicado

2010-05-03

Como Citar

Serafim, M. de S., & de Oliveira, R. M. L. (2010). E as crianças (re)escrevem histórias: a retificação como marca de autoria. Calidoscópio, 8(1), 14–23. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/155

Edição

Seção

Artigos