O livro didático de português e o trabalho com a produção escrita: análise das solicitações de reescrita textual

Autores

  • Evandro Gonçalves Leite
  • Regina Celi Mendes Pereira

Resumo

Este trabalho pretende investigar se as propostas de reescrita presentes numa coleção de livro didático de português abrangem satisfatoriamente os diversos níveis de constituição e de funcionamento dos textos, no sentido de desenvolver habilidades de uso da escrita pelos alunos. A coleção selecionada como material de análise é Português: ideias e linguagens, de Delmanto e Castro, direcionada à segunda fase do Ensino Fundamental, da qual apreciamos todas as solicitações de reescrita. O trabalho é vinculado ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) na perspectiva de Bronckart (1999, 2006) e à Linguística Aplicada: desta retiramos as considerações sobre a (re)escrita e seu ensino; daquele, as concepções relativas à constituição e ao funcionamento dos textos no quadro do agir de linguagem. As análises evidenciam, grosso modo, que a reescrita textual é uma atividade solicitada em mais de 60% das propostas de produção escrita e que, destas, pouco mais de 50% priorizam as capacidades/operações de linguagem descritas por Bronckart. As outras enfatizam critérios julgados improdutivos para a aquisição de estratégias de escrita pelos alunos. Concluímos, dessa forma, que o livro didático já considera que a reescrita é importante para a apropriação de estratégias de produção; no entanto, há ainda muitas dificuldades de escolher os critérios mais significativos para tal.

Palavras-chave: reescrita textual, livro didático de português, capacidades de linguagem.

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Publicado

2010-05-03

Como Citar

Leite, E. G., & Pereira, R. C. M. (2010). O livro didático de português e o trabalho com a produção escrita: análise das solicitações de reescrita textual. Calidoscópio, 8(1), 3–13. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/154

Edição

Seção

Artigos