A co-construção do humor conversacional para encobrir diferentes objetivos
Resumo
Neste artigo, propomos contribuir para os estudos do humor conversacional em encontros informais, numa perspectiva interacional. Mostramos a co-construção do humor, entre amigos, com base no enquadre da brincadeira (Bateson, 1972), tendo em vista a superposição ou laminação dos enquadres (Goffman, 1974; Tannem e Wallat, 1987; Gordon, 2008) e observando as pistas de contextualização (Gumperz, 1982), na sequencia conversacional. Para isso, consideramos a gravação em áudio de três encontros informais entre amigos, nos quais preparam saborosos pratos, totalizando 16 horas de gravação. Evidenciamos que (1) o humor co-construído pode funcionar como uma lâmina que encobre pedidos, (2) os participantes estão cientes de suas habilidades de manipularem enquadres, usando simultaneamente a brincadeira e outro enquadre e (3) os pedidos encobertos pelo humor não são necessaraimente atendidos.
Palavras-chave: humor conversacional, conversa informal, enquadre interacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.