Relação entre o Board Interlocking e a Persistência nos Lucros
Palavras-chave:
Board Interlocking, Centralidade de Grau, Centralidade de Intermediação, Persistência dos Lucros.Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o board interlocking e a persistência dos lucros de empresas brasileiras. Define-se esta pesquisa como descritiva, documental e quantitativa. Adotou-sea regressão linear multiplica (OLS), com efeitos fixos de setor e ano e erros padrões robustos. A população do estudo compreendeu as empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) nos anos de 2010 a 2016. A amostra totalizou 249 empresas e 1.743 observações. As métricas utilizadas para a mensuração do board interlocking foram a Centralidade de Grau e de Intermediação, ambas obtidas com a utilização do software UNICET®. A partir dos achados percebe-se que o board interlocking (centralidade de grau) está relacionado significantemente com a persistência dos lucros de empresas brasileiras, no entanto, o board interlocking (centralidade de intermediação) não possui relação com a persistência. Conclui-se que conselheiros ocupando cargos diretos em outras empresas exercem efeito na persistência dos lucros, no entanto, quando as relações são mantidas indiretamente tal efeito não é percebido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.