O Desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas à Luz do Ambiente Externo e da Dependência de Trajetória
Palavras-chave:
Capacidades Dinâmicas, Dependência de Trajetória, Indústria Brasileira de Software e Serviços de TIResumo
O objetivo desse estudo é compreender como ocorre o desenvolvimento das capacidades dinâmicas ao longo da história das organizações com as influências do contexto externo e da dependência da trajetória nesse processo. Para tanto, buscou-se articular a lente teórica das capacidades dinâmicas com foco na dependência de trajetória, bem como aliar o contexto externo à organização e o seu papel na articulação das capacidades dinâmicas. O estudo foi realizado por meio da análise da trajetória organizacional e do comportamento estratégico de duas empresas brasileiras de Tecnologia da Informação e da evolução e mudanças ocorridas no setor de Tecnologia da Informação. Realizou-se um estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos internos e externos, sendo analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados sustentam que o desenvolvimento e articulação das capacidades dinâmicas auxiliam na construção de um caminho com flexibilidade estratégica e alinhado com as mudanças ambientais. O estudo avança e complementa o conhecimento na lente teórica das capacidades dinâmicas, por meio da proposição de um modelo analítico. O modelo permite incrementar a precisão e definição nas análises de capacidades dinâmicas, contribuindo para melhorar a atual falta de consenso sobre a definição e medição dessas capacidades, bem como evidenciar como elas se manifestam na prática. O artigo colabora para ampliar a análise de capacidades dinâmicas para além do foco nos elementos internos das organizações, assim como demonstrar que a dependência da trajetória pode se configurar como uma propulsora para evolução e a vantagem competitiva organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.