Motivações e Perspectivas Futuras de Empreendedores de Startups

Autores

  • Roberto Ferreira Lopes Filho Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Motivação Empreendedora, Startups.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as motivações e as perspectivas futuras dos empreendedores de Startups. O modelo do estudo considera: história anterior e expectativas iniciais para motivações na idealização de um projeto de Startup; aspectos que podem facilitar e/ou dificultar os negócios, bem como a transformação pessoal no desenvolvimento desses negócios; e os aspectos que podem levar os empreendedores à persistência ou desistência da prática empreendedora, junto às perspectivas futuras. Esta pesquisa guia-se por sua natureza descritiva, de abordagem qualitativa, realizada mediante entrevistas com 12 empreendedores de Startups, com o uso da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a motivação dos empreendedores de Startups partiu da observação de oportunidades, influência de grupos sociais e iniciativas da faculdade. Verificou-se influência da inovação e da independência como facilitadores desses empreendimentos; e a aceitação do produto, a escassez de recursos, a formação de uma equipe de trabalho, a alta carga tributária e a imaturidade como aspectos que dificultam o desenvolvimento das Startups. O insucesso financeiro também influenciou as mudanças nos objetivos desses empreendedores. Espera-se, portanto, que esta pesquisa contribua para a ampliação do conhecimento científico sobre as motivações e as perspectivas futuras dos empreendedores de Startups, grupo ainda pouco estudado nas Ciências Sociais Aplicadas.

Biografia do Autor

Roberto Ferreira Lopes Filho, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da UFC.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Edição

Seção

Artigos