A influência do meio ambiente institucional na execução de projetos complexos para acesso à base da pirâmide: um estudo de caso de organizações de serviços de utilidades brasileiras

Autores

  • Flavio Jorge Freire D Andrade Battistuzzo ESPM: Escola Superior de Propaganda e Marketing PMDGI: Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional.
  • Mario Henrique Ogasavara ESPM: Escola Superior de Propaganda e Marketing PMDGI: Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional.
  • Marcos Piscopo Universidade Nove de Julho-UNINOVE

Palavras-chave:

Estratégias Organizacionais, Projetos Complexos, Base da Pirâmide, Ambiente Institucional, Gerenciamento de Projetos.

Resumo

A população mundial deve chegar a 9 bilhões até o final de 2050 (United Nations DESA, 2014).A demanda por serviços básicos como energia, água e saneamento aumentará, especialmente para aqueles na base da pirâmide. O desafio para as organizações de serviços públicos no Brasil é como lidar com um ambiente institucional em constante mudança a fim de cumprir seu objetivo social com uma eficiência operacional e econômica. As organizações terão que inovar em suas estratégias para acessar a base da pirâmide, uma vez que são diferentes do mercado desenvolvido. Estas inovações serão implementadas por meio de projetos. Entender as complexidades desses projetos é fundamental para a implementação das estratégias. Esta pesquisa respondeu à pergunta “Como a participação do Estado nas organizações de serviços de utilidade pública impacta a execução de projetos complexos criados para atender o mercado da base da pirâmide?”.  O estudo se baseia em um estudo de casos múltiplos, com caráter qualitativo e exploratório. Duas organizações de serviços utilitários foram selecionadas e os dados coletados com base em entrevistas semiestruturadas. Um software foi utilizado para análise de conteúdo para analisar as proposições deste estudo. Dimensões complexidades para a execução do projeto foram identificadas, a influência do Estado sobre esses projetos e estratégias organizacionais. Esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão das variantes dos elementos institucionais com impacto nas estratégias organizacionais. Revela a necessidade de um melhor entendimento e definição de modelo de negócio específico para atacar as oportunidades de mercado na base da pirâmide. Nossas descobertas podem ser usadas pelas organizações para estabelecer estratégias específicas para esse mercado.

Biografia do Autor

Flavio Jorge Freire D Andrade Battistuzzo, ESPM: Escola Superior de Propaganda e Marketing PMDGI: Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional.

pHD Student, ESPM, PMDGI

Mario Henrique Ogasavara, ESPM: Escola Superior de Propaganda e Marketing PMDGI: Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional.

ESPM, PPGA: Programa de Pos Graudaçao em Administraçao PPGA

Marcos Piscopo, Universidade Nove de Julho-UNINOVE

Doctor, UNINOVE

in memorium

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Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos