Sistemática para o controle gerencial dos custos de Tecnologia da Informação
Resumo
A Tecnologia da Informação (TI) se tornou um elemento chave para as organizações. Por essa razão, e devido à falta de uma metodologia estruturada para a implementação do chargeback de TI, o objetivo deste artigo é propor uma sistemática de custeio para a TI. Os objetos de custos são as unidades/produtos das empresas. A maior contribuição deste artigo está no estabelecimento de uma interface entre o ambiente de TI e as modernas técnicas de gestão de custos por meio da proposição de uma sistemática estruturada para o custeio dessa área. Os resultados de implementações são combinados e apresentados na forma de estudo de caso.
Palavras-chave: TI, custos, chargeback de TI, sistema de gestão de custos, controle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.