O e-consumidor à luz da teoria do valor percebido: um estudo sobre a aceitação ao mobile commerce
Resumo
Com o avanço de tecnologias e dispositivos como smartphones que permitem conexão com a internet, outras formas de consumir online emergiram. O e-commerce, que antes era definido como um mercado de trocas mediado por computador, transforma-se no mobile commerce, ou m-commerce, uma forma abreviada do termo. Todavia, nem todos os consumidores estão dispostos a adotarem esse novo formato de consumir produtos e serviços. O consumidor tende a ter a intenção em consumir produtos e serviços nos quais ele percebe valor agregado na relação de troca. Nessa direção, este estudo buscou analisar os fatores antecedentes do valor percebido, e como esse influencia a intenção de compra no m-commerce por intermédio de telefones celulares. Em termos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários online com o auxílio da ferramenta Google Forms, sendo validados 452 deles. Constructos de teorias e modelos de aceitação de tecnologia são vistos neste estudo como o prisma através do qual se analisa a aceitação do m-commerce pelos consumidores. Além disso, eles são os preditores do valor percebido. Os resultados mostraram que os construtos utilidade percebida, facilidade de uso percebida, vantagem relativa, compatibilidade, prazer e segurança percebida têm influência direta sobre o valor percebido.
Palavras-chave: smartphones, e-consumidor, m-commerce, valor percebido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.