O e-consumidor à luz da teoria do valor percebido: um estudo sobre a aceitação ao mobile commerce

Autores

  • Dayvisson Emanoel Silva de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Renata F. Baldanza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Com o avanço de tecnologias e dispositivos como smartphones que permitem conexão com a internet, outras formas de consumir online emergiram. O e-commerce, que antes era definido como um mercado de trocas mediado por computador, transforma-se no mobile commerce, ou m-commerce, uma forma abreviada do termo. Todavia, nem todos os consumidores estão dispostos a adotarem esse novo formato de consumir produtos e serviços. O consumidor tende a ter a intenção em consumir produtos e serviços nos quais ele percebe valor agregado na relação de troca. Nessa direção, este estudo buscou analisar os fatores antecedentes do valor percebido, e como esse influencia a intenção de compra no m-commerce por intermédio de telefones celulares. Em termos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários online com o auxílio da ferramenta Google Forms, sendo validados 452 deles. Constructos de teorias e modelos de aceitação de tecnologia são vistos neste estudo como o prisma através do qual se analisa a aceitação do m-commerce pelos consumidores. Além disso, eles são os preditores do valor percebido. Os resultados mostraram que os construtos utilidade percebida, facilidade de uso percebida, vantagem relativa, compatibilidade, prazer e segurança percebida têm influência direta sobre o valor percebido.

Palavras-chave: smartphones, e-consumidor, m-commerce, valor percebido.

Biografia do Autor

Dayvisson Emanoel Silva de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve pesquisas em marketing e sociedade, consumo, redes sociais virtuais e dispositivos móveis.

Renata F. Baldanza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente atua como docente no curso de Administração na Universidade Federal da Paraíba, com as disciplinas de Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Comunicação Organizacional, Marketing e Consumo.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos