Habilidades gerenciais e modalidades de aprendizagem de gestores industriais
Resumo
O propósito deste artigo foi investigar as relações existentes entre as modalidades de aprendizagem organizacional e as habilidades gerenciais, buscando suprir uma lacuna na literatura ao relacionar esses dois construtos. Para encampar o objetivo desta investigação, foram pesquisados 315 gestores de 38 indústrias dos segmentos químico e petroquímico localizadas em cinco estados do Brasil (Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) a partir da aplicação de um questionário. A pesquisa se caracterizou como sendo de caráter quantitativo, utilizando-se de modelagem de equações estruturais para a análise dos dados. Foram usadas duas escalas de medida: a Escala de Modalidades em Aprendizagem Organizacional (EMA), que apresenta modalidades oriundas tanto de uma abordagem individual-cognitiva quanto da socioprática, e a Escala de Habilidades Gerenciais (EHAG), as quais foram relacionadas em dois modelos estruturais, apresentando indicadores de ajuste dentro dos parâmetros esperados. Entre os principais achados, identificou-se que as modalidades de aprendizagem apresentam diferentes contribuições nas diversas habilidades gerenciais desenvolvidas no ambiente de trabalho, com destaque para a mentoria, que apresentou uma relação positiva e significativa com as habilidades reflexivas, interpessoais e políticas no contexto pesquisado.
Palavras-chave: aprendizagem organizacional, modalidades de aprendizagem, habilidades gerenciais.
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