O estudo da influência da estratégia de derivativos no risco das companhias brasileiras

Autores

  • Maria Angelica Oliveira Luqueze MBA Program teacher at FAAP - Ribeirão Preto
  • Evandro Marcos Saidel Ribeiro Professor Doutor - FEARP/USP
  • Gislaine de Miranda Quaglio Atualmente é professora na Universidade de Ribeirão Preto e tutora acadêmico/online do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração.

Palavras-chave:

financial derivatives, corporate risk, Brazilian companies, hedging alternatives, panel data analysis, derivative strategies, risk effects

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a influência das abordagens de hedge no risco corporativo, aplicando uma pesquisa empírica sobre estratégias de derivativos por empresas brasileiras de capital aberto e a associação com seus níveis de risco. Muitos estudos anteriores não analisaram os efeitos de atributos específicos de estratégias de derivativos e os vários instrumentos financeiros adotados pelas empresas para mitigar seu risco. Neste artigo, essas características foram consideradas e, ao separar estratégias de hedge tais como moedas e taxas de juros, os resultados indicam que a influência dessas estratégias sobre o risco é significativa. Quando o montante total de derivativos contratados pelas empresas foi segregado em modalidades e produtos, uma associação entre estratégias de risco e derivativos foi significativa, o que pode ser explicado pelas peculiaridades de moeda estrangeira e taxas de juros embutidas em diversos instrumentos financeiros. Esse resultado é consistente com o ambiente macroeconômico no qual as empresas brasileiras estão inseridas, em vista da exposição frequente ao risco cambial e à volatilidade da taxa de juros.

Palavras-chave: derivativos financeiros, risco corporativo, companhias brasileiras, alternativas de hedge, análise de dados em painel, estratégia de derivativos, efeitos de risco.

Biografia do Autor

Maria Angelica Oliveira Luqueze, MBA Program teacher at FAAP - Ribeirão Preto

Phd from FEARP/USP and professor at FAAP - Ribeirão Preto.

Evandro Marcos Saidel Ribeiro, Professor Doutor - FEARP/USP

Docente USP-FEARP-Departamento de Administração (Professor Associado). Formação acadêmica: Bacharel em Física, Mestre e Doutor em Física pela UFSCar. Pós-Doutorados: UNICAMP e USP-São Carlos.

Gislaine de Miranda Quaglio, Atualmente é professora na Universidade de Ribeirão Preto e tutora acadêmico/online do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração.

Doutoranda em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCLAR (2013), graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010) e graduação em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2006).

Downloads

Publicado

2018-07-18

Edição

Seção

Artigos