O estudo da influência da estratégia de derivativos no risco das companhias brasileiras
Palavras-chave:
financial derivatives, corporate risk, Brazilian companies, hedging alternatives, panel data analysis, derivative strategies, risk effectsResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a influência das abordagens de hedge no risco corporativo, aplicando uma pesquisa empírica sobre estratégias de derivativos por empresas brasileiras de capital aberto e a associação com seus níveis de risco. Muitos estudos anteriores não analisaram os efeitos de atributos específicos de estratégias de derivativos e os vários instrumentos financeiros adotados pelas empresas para mitigar seu risco. Neste artigo, essas características foram consideradas e, ao separar estratégias de hedge tais como moedas e taxas de juros, os resultados indicam que a influência dessas estratégias sobre o risco é significativa. Quando o montante total de derivativos contratados pelas empresas foi segregado em modalidades e produtos, uma associação entre estratégias de risco e derivativos foi significativa, o que pode ser explicado pelas peculiaridades de moeda estrangeira e taxas de juros embutidas em diversos instrumentos financeiros. Esse resultado é consistente com o ambiente macroeconômico no qual as empresas brasileiras estão inseridas, em vista da exposição frequente ao risco cambial e à volatilidade da taxa de juros.
Palavras-chave: derivativos financeiros, risco corporativo, companhias brasileiras, alternativas de hedge, análise de dados em painel, estratégia de derivativos, efeitos de risco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.