Artefatos da controladoria no processo de gestão: o uso do planejamento estratégico para tomada de decisão no Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo visa investigar os efeitos do Planejamento Estratégico para a tomada de decisão entre segmentos profissionais no Brasil. Baseado na hipótese de que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta eficaz no auxílio do processo decisório a qualquer organização, a pesquisa foi conduzida por meio de um cenário composto de dois grupos de profissionais onde a aplicação do Planejamento Estratégico influenciaria as decisões futuras da organização. O estudo foi direcionado a profissionais especializados com atuação nas áreas pública e privada, a fim de constatar se as características encontradas entre essas segmentações de atuação profissional corresponderiam a um fator influenciador para um tratamento diferenciado na decisão final dos respondentes. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram divergências significativas entre os grupos investigados quanto à compreensibilidade e aplicabilidade do Planejamento Estratégico para fins de tomada de decisão organizacional, contudo o resultado aponta para a ocorrência de convergência sobre o valor atribuído à ferramenta de Planejamento Estratégico como uma atividade suficiente para a implementação das decisões. Assim, apesar de não descartada a hipótese da pesquisa quanto à importância do Planejamento Estratégico para decisão organizacional, os resultados demonstraram um comportamento distinto entre os grupos (privado e público) sobre a efetividade prática dada ao instrumento de planejamento para as decisões futuras nas organizações, indicando existir uma compreensão menor do grupo de profissionais do setor público no que se refere ao senso de utilidade do Planejamento Estratégico para a tomada de decisão. Esses resultados sustentam o caráter influenciador de características encontradas em organizações públicas no Brasil que interferem na clareza usual do Planejamento Estratégico como um instrumento eficaz ao processo decisório, e aliado a pouca disseminação de seus benefícios, constituem-se em grande desafio para a consolidação cujo cerne principal é a orientação para os objetivos organizacionais.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, processo decisório, aplicabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.