Análise da influência das firmas de auditoria na divulgação de informações em notas explicativas
Palavras-chave:
CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, Auditoria Independente, Big Four, Divulgação, Informação Contábil.Resumo
Dada a capacidade da auditoria externa em atestar à fidedignidade das informações contábeis, o estudo objetivou verificar se o tamanho das firmas de auditoria induz a qualidade da informação contábil divulgada em notas explicativas. Para isso, adotaram-se duas estratégias de pesquisa: (i) observação das informações nos primeiros dois anos de adoção de IFRS, para verificar diferenças em função da experiência da empresa de auditoria e (ii) análise de conformidade às exigências de divulgação segundo CPC 29 Ativos biológicos e produtos agrícolas, norma com significativas mudanças à contabilidade do Brasil e sujeita a discricionaridade do gestor, para maior profundidade de análise. Foi aplicado uma check list quanto aos requisitos de divulgação, e os resultados foram analisados por teste de diferença de média. A amostra foi separada em dois grupos: auditadas e não auditadas por Big Four. Os resultados indicaram que em nenhum grupo as empresas apresentaram completa conformidade às exigências de divulgação, embora há maior conformidade para empresas auditadas por Big Four. Identificou-se possível preferência em divulgações de informações favoráveis à companhia e que não há evidências de que as auditorias mostraram poder de enforcement para exigir divulgação plena. As empresas auditadas por Big Four apresentaram uma adaptação mais rápida às mudanças normativas, sugerindo que esse é um processo de aprendizagem, uma vez que as empresas auditadas por não Big Four apresentaram discreta evolução no nível de conformidade. Porém, as informações com maior possibilidade de subjetividade são fatores de maior diferença entre os dois grupos. Separando a amostra de Big Four entre o tipo de orientação da auditoria, por regras ou princípios, não se observaram diferenças significativas em termos de conformidade entre esses dois grupos.
Palavras-chave: CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, Auditoria Independente, Big Four, Divulgação, Informação Contábil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.