Facebook, a nova arquibancada para o marketing de relacionamento

Autores

  • Marcos V. Cardoso Universidade Nove de Julho
  • Fernando A. Fleury Universidade Nove de Julho
  • Paulo Roberto Feldmann USP – Universidade de São Paulo
  • Alcides Carlos de Araújo USP – Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Social Media, Social Network Sites, Relationship Marketing, Marketing Strategy, Facebook, Sports Management

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar as estratégias de marketing adotadas por equipes de futebol em redes sociais com o aumento no número de usuários e de suas interações na fanpage de cada clube. Para atingir esse objetivo, coletaram-se informações das principais equipes da primeira e segunda divisão de futebol brasileiro em 2013 no Facebook. As descobertas mostram que a Autenticidade, a Divulgação e a Informação são positivamente relacionadas com o aumento de usuários. A Autenticidade impacta diretamente no número de interações, reforçando a necessidade de uma gestão ativa das páginas. As descobertas mostram que o gerenciamento profissional de páginas do Facebook contribui positivamente para o aumento do número de fãs em suas páginas. Isso permite aos clubes modelar novas estratégias de relacionamento com seus fãs e patrocinadores.

Palavras-chave: mídia social, sites de redes sociais, marketing de relacionamento, estratégia de marketing, Facebook, marketing esportivo.

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Publicado

2017-05-17

Edição

Seção

Artigos