Comportamento dos custos e sua relação com medidas de eficiência operacional em companhias aéreas
Palabras clave:
Comportamento dos custos. Medidas não financeiras de desempenho. Empresas do setor aéreo brasileiro.Resumen
Este estudo objetiva identificar o comportamento dos custos e sua relação com medidas de eficiência operacional em empresas do setor aéreo brasileiro. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de dados econômico-financeiros e medidas de eficiência operacional (número de empregados e aeronaves adquiridas), do período de 2001 a 2013, coletados no Anuário do Transporte Aéreo da ANAC. Para análise dos dados, aplicou-se a modelagem estatística de Dados em Painel com Mínimos Quadrados Ordinários Integrados, ou teste de Pooled Ordinary Least Squares (POLS), pautada nos estudos de Anderson et al. (2003) e Anderson et al. (2013). Os resultados da pesquisa revelaram a existência do fenômeno assimetria no comportamento dos custos nas empresas pesquisadas do setor aéreo brasileiro. Verificou-se também a existência de influência significativa do número de empregados e do número de aeronaves adquiridas no comportamento dos custos quando do aumento ou da diminuição daquelas variáveis. Conclui-se que há assimetria no comportamento dos custos e que o número de empregados e de aeronaves influenciam de modo não proporcional o comportamento dos custos das empresas pesquisadas. Tais resultados reforçam os pressupostos da Teoria dos Sticky Costs e indicam lacunas de pesquisa que incentivam investigações sobre o comportamento dos custos no Brasil.
Palavras-chave: comportamento dos custos, medidas de eficiência operacional, empresas do setor aéreo brasileiro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.