Custo de capital próprio e transparência dos lucros no mercado brasileiro de capitais
Resumo
Este trabalho investigou a relação entre o Custo de Capital Próprio e a Transparência dos Lucros no mercado brasileiro de capitais. Para isso, apoiado em uma revisão de literatura, especialmente com base no estudo de Barth et al. (2013), foram analisados os dados de 246 empresas entre os anos de 2005 e 2014. As análises foram realizadas a partir de estatísticas descritivas, correlações e regressões. Inicialmente, foram estimadas regressões em dados em painel com Efeitos Fixos e, ao se observar altos desvios-padrão das variáveis e possibilidade de heterocedasticidade, foram realizadas estimativas de regressões quantílicas e por GLS para controlar esses fenômenos. Em seus resultados, pode-se verificar que as variáveis de lucro das companhias apresentaram altos desvios-padrão no período analisado, influenciando as análises por Efeitos Fixos. A partir dos modelos por regressões quantílicas na mediana e por GLS, foi possível verificar que, apesar de a segregação das empresas por portfólios baseados em seu tamanho não ter apresentado influência nas análises, a relação do Custo de Capital Esperado com a Transparência dos Lucros foi negativa e significante. Com isso, conclui-se que, no período analisado, quanto maior foi a Transparência dos Lucros, menor foi o Custo de Capital Próprio das empresas. Assim, destacam- -se como principais contribuições deste estudo a identificação dos modelos mais adequados à análise de lucros heterocedásticos no mercado brasileiro, assim como suas evidências de redução do Custo de Capital Próprio com o aumento da Transparência dos Lucros.
Palavras-chave: Custo de Capital Próprio, Transparência dos Lucros, regressão quantílica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.