Uma análise bibliométrica da literatura internacional sobre colaboração na cadeia de suprimentos
Resumo
A colaboração tem sido reconhecida como uma importante estratégia para o sucesso da gestão da cadeia de suprimentos. Entretanto, estudos anteriores sugerem que se trata de um tema pouco compreendido e explorado, tanto no sentido de identificar e organizar o conteúdo já desenvolvido quanto no de proporcionar reflexões para a sua apropriação no ambiente organizacional. Este trabalho lança luz sobre essas questões e tem por objetivo mapear sistematicamente a produção científica internacional sobre a colaboração na cadeia de suprimentos. O método utilizado foi o estudo bibliome?trico, por meio do mapeamento estruturado e da análise sistemática das publicações localizadas na base Web of Science – Social Sciences Citation Index (WoS-SSCI) até o ano 2014. Como resultado, foram recuperados 173 artigos, os quais estão publicados em 68 periódicos e escritos por 380 autores vinculados a 226 instituições de 32 países. Entre outros resultados da análise bibliométrica, foram identificados os periódicos que se destacam devido aos altos números de citações e quantidades de artigos, os quais poderão ser tomados como referência para futuras pesquisas nesta área – entre eles está o Supply Chain Management an International Journal. A partir da análise sistemática, verificou-se que a maioria dos artigos selecionados são estudos empíricos com abordagem quantitativa que utilizam survey e alguns que empregam a modelagem de equações estruturais. Nos textos analisados, foi identificado um amplo leque de lacunas e oportunidades para a realização de futuros estudos na área. Conclui-se, portanto, que a colaboração no contexto da cadeia de suprimentos é um assunto relevante e de crescente interesse acadêmico que ainda carece de estudos aprofundados para desenvolvimento teórico e implicações práticas.
Palavras-chave: colaboração, cadeia de suprimentos, estudo bibliométrico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.