Uma análise bibliométrica da literatura internacional sobre colaboração na cadeia de suprimentos

Autores

  • Márcia Lucas de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Brasil
  • Jane Lucia S. Santos PUCRS - Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, Business School - Management, Accounting and Economics (FACE).
  • Grace Vieira Becker PUCRS - Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, Business School - Management, Accounting and Economics (FACE).
  • Peter Bent Hansen PUCRS - Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, Business School - Management, Accounting and Economics (FACE).

Resumo

A colaboração tem sido reconhecida como uma importante estratégia para o sucesso da gestão da cadeia de suprimentos. Entretanto, estudos anteriores sugerem que se trata de um tema pouco compreendido e explorado, tanto no sentido de identificar e organizar o conteúdo já desenvolvido quanto no de proporcionar reflexões para a sua apropriação no ambiente organizacional. Este trabalho lança luz sobre essas questões e tem por objetivo mapear sistematicamente a produção científica internacional sobre a colaboração na cadeia de suprimentos. O método utilizado foi o estudo bibliome?trico, por meio do mapeamento estruturado e da análise sistemática das publicações localizadas na base Web of Science – Social Sciences Citation Index (WoS-SSCI) até o ano 2014. Como resultado, foram recuperados 173 artigos, os quais estão publicados em 68 periódicos e escritos por 380 autores vinculados a 226 instituições de 32 países. Entre outros resultados da análise bibliométrica, foram identificados os periódicos que se destacam devido aos altos números de citações e quantidades de artigos, os quais poderão ser tomados como referência para futuras pesquisas nesta área – entre eles está o Supply Chain Management an International Journal. A partir da análise sistemática, verificou-se que a maioria dos artigos selecionados são estudos empíricos com abordagem quantitativa que utilizam survey e alguns que empregam a modelagem de equações estruturais. Nos textos analisados, foi identificado um amplo leque de lacunas e oportunidades para a realização de futuros estudos na área. Conclui-se, portanto, que a colaboração no contexto da cadeia de suprimentos é um assunto relevante e de crescente interesse acadêmico que ainda carece de estudos aprofundados para desenvolvimento teórico e implicações práticas.

Palavras-chave: colaboração, cadeia de suprimentos, estudo bibliométrico.

Biografia do Autor

Márcia Lucas de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Brasil

Possui mestrado e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPEGC/UFSC, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS e do Grupo de pesquisa interdisciplinar em conhecimento, aprendizagem e memória organizacional - KLOM, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Atualmente atua como pesquisadora no Programa DocFix na Pós-Graduação em Administração - PPGAd na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Edição Especial