Reação aos acidentes ambientais: um estudo em uma mineradora no mercado brasileiro
Palavras-chave:
Demonstrações Contábeis, Relatório de Sustentabilidade, Teoria da Legitimidade.Resumo
O objetivo do presente estudo consiste em analisar a reação de uma determinada empresa do setor de mineração em termos de divulgação nos Relatórios de Sustentabilidade com relação às notícias de acidentes ambientais pertencentes à empresa estudada, como forma de legitimação. Pela Teoria da Legitimidade, as empresas buscam divulgar voluntariamente informações como forma de legitimação de suas atividades perante a sociedade com objetivo de manter do denominado “contrato social” existente entre as empresas e a sociedade. Para tanto, foram analisados os Relatórios de Sustentabilidade de uma mineradora brasileira no período de 2004 a 2010. A análise do Relatório de Sustentabilidade foi realizada através do programa de análise de discurso Alceste®, e os resultados foram analisados conjuntamente com os três acidentes ambientais encontrados envolvendo a empresa estudada. Os resultados permitem inferir uma mudança de discurso nos Relatórios de Sustentabilidade após os acidentes ambientais ocorridos com a empresa. A temática de preservação ambiental tomou o espaço antes dedicado à descrição de atividades operacionais e ainda houve um reforço de outros aspectos de legitimação no sentido de divulgar premiações de cunho ambiental, fato não visualizado nas divulgações anteriores aos acidentes encontrados. Conclui-se que os achados da presente pesquisa corroboram os encontrados por Deegan et al. (2000), estudo inspirador do presente trabalho, e os aspectos defendidos pela Teoria da Legitimidade.
Palavras-chave: demonstrações contábeis, Relatório de Sustentabilidade, Teoria da Legitimidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.