Reação aos acidentes ambientais: um estudo em uma mineradora no mercado brasileiro

Autores

  • Priscila Karla da Silva Wink Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco
  • Mario Takayuki Kato Universidade Federal de Pernambuco
  • Valcemiro Nossa Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade Economia e Finanças

Palavras-chave:

Demonstrações Contábeis, Relatório de Sustentabilidade, Teoria da Legitimidade.

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em analisar a reação de uma determinada empresa do setor de mineração em termos de divulgação nos Relatórios de Sustentabilidade com relação às notícias de acidentes ambientais pertencentes à empresa estudada, como forma de legitimação. Pela Teoria da Legitimidade, as empresas buscam divulgar voluntariamente informações como forma de legitimação de suas atividades perante a sociedade com objetivo de manter do denominado “contrato social” existente entre as empresas e a sociedade. Para tanto, foram analisados os Relatórios de Sustentabilidade de uma mineradora brasileira no período de 2004 a 2010. A análise do Relatório de Sustentabilidade foi realizada através do programa de análise de discurso Alceste®, e os resultados foram analisados conjuntamente com os três acidentes ambientais encontrados envolvendo a empresa estudada. Os resultados permitem inferir uma mudança de discurso nos Relatórios de Sustentabilidade após os acidentes ambientais ocorridos com a empresa. A temática de preservação ambiental tomou o espaço antes dedicado à descrição de atividades operacionais e ainda houve um reforço de outros aspectos de legitimação no sentido de divulgar premiações de cunho ambiental, fato não visualizado nas divulgações anteriores aos acidentes encontrados. Conclui-se que os achados da presente pesquisa corroboram os encontrados por Deegan et al. (2000), estudo inspirador do presente trabalho, e os aspectos defendidos pela Teoria da Legitimidade.

Palavras-chave: demonstrações contábeis, Relatório de Sustentabilidade, Teoria da Legitimidade.

Biografia do Autor

Priscila Karla da Silva Wink, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é analista em gestão administrativa contadora do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente no seguinte tema: custos.

Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Formação: Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professora Adjunto 3 da UFPE do DCC. Possui experiência de pesquisa na área Cpaital Social, Capital Humano, Avaliação de Impactos em Programas Sociais, Controle Gerencial para o Terceiro Setor. A área de Interesse em pesquisa:Gestão Pública, Responsabilidade e Controle Social, Modelos de Avaliação e Indicadores de Desempenho para Entidades sem fins lucrativos; Avaliação de Programas Sociais, Evolução Histórica das Práticas e Conhecimentos Contábeis. Participa dos grupos de pesquisa ARCUS-UFPE: Ações em Rede Coordenadas no Universo Social. Líder do grupo de estudo e pesquisa Informações Contábeis para usuários internos e externos em Gestão Pública, Responsabilidade e Controle Social com linhas de pesquisa:1) Informações Contábeis na Transparência dos Gastos Públicos. 2) Informações Contábeis na Transparência dos Gastos Públicos. 3) Informações Contábeis em Gestão Pública de IES.

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Ministra as disciplinas de Contabilidade Societária e Mercado de Capitais na Graduação e Contabilidade para Usuários Externos e Mercado de Capitais no Mestrado em Ciências Contábeis. Pesquisadora pelo CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Contabilidade para Usuários Externos, Sistema Financeiro Nacional de Mercado de Capitais. Autora do Livro Fundamentos do Mercado de Capitais e Pronunciamentos Contábeis na Prática. Co autora de diversos livros publicados na área contábil. Instrutora da Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco (CRC-PE) e do Instituto Brasileiro de Auditores (IBRACON).

Mario Takayuki Kato, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1976) e em Administração pela Faculdade Católica de Economia e Administração do Paraná (1978), mestrado em Hidráulica e Saneamento (Engenharia Civil) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Tecnologia Ambiental e Ciências da Agricultura pela Universidade Agrícola de Wageningen, Holanda (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências. Coordenador do Laboratório de Saneamento Ambiental. Atuação na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em tratamento biológico, reatores anaeróbios, esgotos domésticos, efluentes industriais, reúso, qualidade das águas, biorremediação.

Valcemiro Nossa, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade Economia e Finanças

ALCEMIRO NOSSA concluiu o Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP) em 2002. Atua como Diretor Administrativo-Financeiro e Professor da FUCAPE Business School (Fundacao Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças). É Membro do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade Internacional (ISAR), órgão ligado a área de Negócios e Desenvolvimento da ONU e participa de reuniões anuais em Genebra (Suíça). Atua como Editor da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) e Membro do corpo Editorial da Brazilian Business Review (BBR). Coordenador do Comitê Científico do 18º e 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Atua como consultor da Área de Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES. Atua como Membro da Comissão de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas na Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (FAPES). É Membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Ciências Contábeis SINAES/ENADE/MEC. Coordena Projeto de Pesquisa financiado pelo Edital Universal 2011 da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (FAPES). Foi eleito o 5º maior pesquisador em Contabilidade no Brasil. Recebeu 8 premios e/ou homenagens. . Atua como Avaliador Ad hoc de artigos científicos de várias Revistas e Congressos no Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-13

Edição

Seção

Artigos