Fatores determinantes na evidenciação da redução ao valor recuperável de ativos (impairment test) em empresas listadas na BM&FBOVESPA
Palavras-chave:
Teoria da Contabilidade, Evidenciação contábil, Impairment test.Resumo
Este estudo tem como objetivo principal verificar os fatores determinantes do nível de conformidade na divulgação das informações relativas à redução ao valor recuperável de ativos (impairment test), exigidas pelo CPC 01, das empresas listadas na BM&FBOVESPA. Para a consecução do objetivo, inicialmente, foram verificadas as notas explicativas das empresas listadas na BM&FBOVESPA, exceto aquelas do setor financeiro e outros, referentes a 2010 e 2011, totalizando 456 empresas. Da análise documental, identificou-se uma mostra de 31 casos em 2010 e 27 em 2011, de reconhecimento ou reversão de perda no valor recuperável em ativos imobilizados ou intangíveis. Visando mensurar o nível de atendimento às exigências do CPC 01, calculou-se o índice de evidenciação ancorado em sete métricas elaboradas a partir das determinações contidas no referido pronunciamento. Para explicar a variável dependente do nível de evidenciação, foram testadas doze variáveis independentes. Os resultados encontrados indicam que a variável empresa de auditoria independente mostrou-se significativa ao nível de 1%, e a variável internacionalização, ao nível de 5%, demonstrando que empresas auditadas por Big Four e com emissão de ADRs atenderam, de forma mais adequada, às exigências do CPC 01.
Palavras-chave: ativos, impairment test, evidenciação contábil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.