Âncoras de carreira e comprometimento organizacional: ampliando a sua compreensão
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar a relação existente entre as âncoras de carreira e o comprometimento organizacional, a partir da perspectiva dos servidores técnico-administrativos em educação de uma instituição de ensino superior pública. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo do tipo survey, para levantamento e análise dos resultados. O instrumento preenchido por 655 servidores foi baseado no Inventário de Âncoras de Carreira e na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO). Os principais resultados encontrados expõem o predomínio das Âncoras Vontade de Servir/Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança/Estabilidade. Constatou-se, também, entre os servidores, o maior Comprometimento Afetivo e Obrigação pelo Desempenho. Considerando a relação entre os construtos, percebeu-se, de maneira geral, a associação positiva e baixa entre as âncoras de carreira e o os fatores do comprometimento organizacional.
Palavras-chave: carreira, comprometimento organizacional, instituição de ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.