Os impactos das percepções e atitudes dos funcionários sobre a produtividade e a qualidade em empresas de manufatura

Autores/as

  • Bruno Henrique Rocha Fernandes Universidade Positivo - UP
  • Luis Gabriel Abravanel Santos Universidade Positivo - UP
  • Rosemeri Rosalin Paulin Universidade Positivo - UP
  • Jucelia Appio Tibola Universidade Positivo - UP e Horus faculdades

Palabras clave:

HPWS, Atitude, Percepção, Desempenho Organizacional

Resumen

Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre atitudes e percepções dos funcionários e o desempenho organizacional, avaliado em termos de qualidade e produtividade, em empresas de manufatura. Como base teórica, assume-se pressupostos da Visão da Empresa Baseada em Recursos (VBR) e discussões sobre Sistemas de Trabalho de Alta Performance (High Performance Working Systems – HPWS) que investigam como variáveis de gestão de pessoas influenciam o desempenho empresarial. Aplicou-se uma survey a 11 empresas de manufatura do sul do Brasil que possuíam práticas de HPWS, com uma amostra de 294 respondentes. As variáveis de percepção e atitude foram submetidas à análise fatorial, sendo que a percepção foi categorizada em três construtos e a atitude em dois. Foram então construídas hipóteses relacionando os construtos das variáveis atitude e percepção com as variáveis qualidade e produtividade. Os resultados evidenciaram que tanto atitudes quanto percepções dos funcionários afetaram aqualidade e a produtividade organizacionais. A percepção negativa do trabalho em relação ao apoio está inversamente relacionada com a produtividade e a atitude de comprometimento com relação à empresa está diretamente correlacionada com a produtividade. Já a percepção negativa do trabalho em relação à pressão está inversamente proporcional à qualidade e à atitudede orgulho com relação à empresa está diretamente correlacionada com a qualidade. Porém, a variância explicada nas regressões foi baixa, o que sugere que outras variáveis influenciam essa relação. De fato, atitudes e percepções influenciam qualidade e produtividade, porém, há que se levar em conta fatores organizacionais como processos e tecnologias adotados pelas empresas, além do próprio efeito direto das HPWS, o que reforça constatações da VBR, mediante as quais o desempenho resulta da articulação de um conjunto de recursos, e não de recursos isoladamente considerados.

Palavras-chave: atitude, percepção, qualidade, produtividade, desempenho organizacional, HPWS.

Biografía del autor/a

Bruno Henrique Rocha Fernandes, Universidade Positivo - UP

Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo - UP

Luis Gabriel Abravanel Santos, Universidade Positivo - UP

Doutorando em administração pela Universidade Positivo e professor da UFPR

Rosemeri Rosalin Paulin, Universidade Positivo - UP

Mestre em Administração pela Universidade Positivo - UP

Jucelia Appio Tibola, Universidade Positivo - UP e Horus faculdades

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo - UP e docente da Horus faculdades

Publicado

2013-08-25

Número

Sección

Articles