Uma análise avaliativa e comportamental dos consumidores do setor de telefonia móvel antes e depois da portabilidade numérica

Autores

  • Cláudio André Gondim Nogueira Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Márcio de Oliveira Mota Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Felipe Cavalcante de Almeida Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Paulo Giovanni Nogueira de Lima Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Heber José de Moura Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Resumo

Em 2007, com o intuito de incentivar a competição no setor de telefonia móvel, foi instaurada a portabilidade numérica. Assim, cogitou-se que mudanças tenham ocorrido em relação à avaliação dos serviços, benefícios e satisfação por parte dos consumidores e, portanto, elegeu-se como o principal objetivo deste trabalho a análise comparativa dos usuários desse setor com base em indicadores de satisfação e de alguns de seus antecedentes e consequentes. Para tanto, utilizou-se a análise dos componentes principais, buscando reduzir o número de variáveis, e a análise de clusters ou conglomerados, visando reunir os usuários em agrupamentos razoavelmente homogêneos. Fez-se uso de uma amostra aleatória de usuários de uma grande capital brasileira, totalizando 1596 observações válidas, sendo 840 antes e 756 depois da portabilidade. Foram contemplados quatro construtos: Qualidade Percebida, Valor Percebido, Satisfação do Consumidor e Lealdade. A análise revelou a existência de três clusters, antes e após a portabilidade, a saber: (i) Otimistas, que engloba os usuários com avaliações e percepções mais positivas dos construtos acima considerados; (ii) Céticos aos Serviços, formado por aqueles com avaliações e percepções mais negativas; e (iii) Críticos Indefinidos, cujas avaliações foram relativamente baixas para a Qualidade Percebida e relativamente elevadas para o Valor Percebido. Um resultado importante se refere à maior proporção de usuários no grupo dos relativamente mais satisfeitos após a portabilidade. Os clusters foram comparados em termos de outras variáveis, evidenciando-se uma relação significantiva com a faixa etária, o sexo, a renda, a operadora e o gasto médio, somente após a portabilidade.

Palavras-chave: telefonia móvel, portabilidade numérica, comportamento do consumidor, análise de clusters.

Biografia do Autor

Cláudio André Gondim Nogueira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Márcio de Oliveira Mota, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Felipe Cavalcante de Almeida, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Paulo Giovanni Nogueira de Lima, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Heber José de Moura, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

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Publicado

2012-07-16

Edição

Seção

Artigos