Contabilidade gerencial estratégica: inter-relacionamento da contabilidade financeira com a contabilidade gerencial
Resumo
A globalização dos mercados, o crescente aumento da competitividade, a redução do ciclo de vida dos produtos, os avanços tecnológicos sem precedentes, entre outros, têm modificado profundamente a gestão das empresas e obrigado os dirigentes a dispor de informações capazes de orientá-los no estabelecimento dos objetivos, na eleição de estratégias e na sua implementação e controle. A contabilidade gerencial deve prover estas informações. Para tal, é necessário que se desvincule do âmbito exclusivamente interno da empresa, se aprofunde na parte externa, e adote uma dimensão estratégica dando lugar ao surgimento do novo enfoque contábil: contabilidade gerencial estratégica, tema central do presente artigo.
Palavras-chave: competitividade, informação, contabilidade gerencial estratégica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.