A demonstração do resultado econômico como instrumento de avaliação de desempenho em entidades públicas de administração direta
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado econômico produzido pela administração pública direta. Inicialmente conceitua-se a administração pública, discute-se sobre o processo de mensuração e sobre a demonstração do resultado econômico, como ferramenta que contribui para atenuar a assimetria de informação entre o Estado e a sociedade, considerando as dificuldades que a segunda tem em entender a linguagem contábil das prestações de contas governamentais. Em seguida, aplica-se a referida demonstração na Secretaria de Saúde do Município de Biguaçu (SC), a qual apresenta ganho econômico para a sociedade local, evidenciando por meio da receita econômica, o real valor do serviço público e do servidor público, potencializa-a com sua aplicação como instrumento de avaliação de desempenho capaz de contribuir para o processo decisório dos usuários internos e externos da administração pública.
Palavras-chave: administração pública, contas públicas, avaliação de desempenho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.