O custeio variável e o custeio- alvo como suportes às decisões de investimentos no desenvolvimento de novos produtos
Resumo
O custeio variável, que atribui apenas custos variáveis aos produtos, e o custeio-alvo, que se baseia no preço de mercado a ser suportado pelos consumidores, constituem-se em importantes instrumentos que auxiliam os gestores no processo decisório. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica acerca das informações geradas pelo custeio variável, associado à metodologia do custeio-alvo, como suporte às decisões para desenvolver novos produtos. Inicialmente, evidencia os aspectos teóricos caracterizadores do ambiente de decisões de investimentos. Depois faz uma incursão teórica no custeio-alvo e na Engenharia de Valor, enquanto elementos relevantes na mensuração dos custos dos produtos, considerando o custeio variável. A seguir, aborda decisões de investimentos para desenvolver novos produtos segundo os pressupostos do custeio variável e do custeio-alvo.
Palavras-chave: decisões de investimentos, custeio variável, custeio-alvo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.