Logística e agregação de valor em commodities
Resumo
O trabalho analisa as possibilidades de utilização da logística e dos serviços a ela associados como instrumentos de agregação de valor no interior de um setor de atividade produtor de uma commodity: os gases do ar. Os espaços da logística e dos serviços são delimitados a partir dos conceitos de valor entregue ao cliente e de cadeia de valor. O estudo da gestão logística, em uma das empresas líderes da indústria de gases do ar, coloca em evidência as oportunidades de agregação de valor derivadas de uma concepção mais ampla da logística, considerada como um “serviço ao cliente”. A eficiência e a eficácia dos sistemas de inteligência logística e de distribuição física permitiram a redução de estoques e de custos de armazenagem, nas empresas clientes. A oferta de serviços associados ao controle e à movimentação dos cilindros, incluindo o monitoramento eletrônico da quantidade dos gases neles contidos e o suprimento direto nos postos de trabalho, eliminou a necessidade de estoques de reserva e reduziu os custos de área e de controle. O estudo apontou, ainda, que a estratégia de agregação de valor por meio dos serviços logísticos deu origem à realocação da estratégia central da empresa, introduzindo-a em uma nova visão de negócio, envolvendo a reorientação da concepção da função do produto.
Palavras-chave: estratégia competitiva, diferenciação em commodities, sistema logístico e serviço ao cliente.Downloads
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