Estratégia competitiva no ensino superior: o desenvolvimento de competências distintivas na busca pela diferenciação
Resumo
No momento de profundas e significativas transformações no ambiente competitivo e na gestão das Instituições de Ensino Superior, o objetivo do trabalho é identificar e analisar experiências concretas da utilização da estratégia competitiva assentada na diferenciação. A hipótese central é que a busca pela diferenciação se apóia no desenvolvimento de competências distintivas associadas ao aprimoramento do corpo docente e à criação de valor para o cliente. Após delinear o ambiente de negócios das IES, no início do século XXI, o trabalho analisa dois estudos de caso intencionalmente selecionados. Tendo como referência a visão da empresa da perspectiva de recursos e, em especial, com base no modelo sistêmico proposto por Lado, Boyd e Wright (1992), além da competência no âmbito da administração estratégica, as instituições pesquisadas desenvolveram uma sólida base de transformação de recursos e uma enorme capacidade de criação de valor para o cliente. A educação passou a ser concebida como um serviço prestado cujo valor é percebido pelo aluno a partir de um conjunto de atributos essenciais, expressos de maneira particular no termo “excelência acadêmica”. Surge daí a base do novo posicionamento competitivo das IES, marcando uma mudança no tradicional paradigma de concorrência no ensino superior privado.
Palavras-chave: ensino superior, estratégia competitiva, competências.Downloads
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