Avaliação do capital intelectual na perspectiva da tridimensionalidade da linguagem contábil
Resumo
O artigo aborda a avaliação do capital intelectual na perspectiva da tridimensionalidade da linguagem contábil. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória em fontes secundárias, com abordagem lógica dedutiva. Inicia com uma incursão teórica na contabilidade como linguagem dos negócios. Depois, aborda aspectos conceituais do capital intelectual e a relevância do mesmo como elemento de agregação de valor à empresa. Após, contempla os indicadores para avaliação do capital intelectual preconizados por Leif Edvinsson e Michael S. Malone, Thomas A. Stewart e Karl Erik Sveiby, por serem considerados pioneiros no processo de avaliação desses ativos intangíveis. Na seqüência, faz um comparativo das metodologias para avaliação do capital intelectual pesquisadas. Por fim, aborda a avaliação do capital intelectual na perspectiva da tridimensionalidade da linguagem contábil e apresenta as considerações finais ao estudo. Com base na pesquisa realizada, observou-se que os indicadores, de maneira geral, tentam identificar como as ações empregadas nas empresas influenciam o valor dos ativos, uma vez que o valor de mercado de uma empresa é constituído tanto pelo patrimônio visível quanto por seus bens intangíveis, particularmente o capital intelectual.
Palavras-chave: linguagem contábil, indicadores de avaliação, capital intelectual.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.