A organização produtiva de micro e pequenas empresas no turismo: um estudo da região de Canoa Quebrada, CE
Resumo
A importância do empreendedorismo para a economia é ressaltada na literatura por sua capacidade de criar empregos, ofertar novos produtos, e instituir uma rede de pequenos negócios de representação local. Da mesma forma, a crescente importância do turismo está relacionada não apenas à existência de condições naturais privilegiadas como também à necessidade de buscar novas alternativas de desenvolvimento sustentado para pequenas localidades até então excluídas das atividades econômicas tradicionais. Assim, este artigo busca analisar a organização produtiva de micro e pequenas empresas atuantes nas atividades turísticas da região de Canoa Quebrada, CE, sob a ótica das características do comportamento empreendedor. O estudo exploratório-descritivo e de natureza qualitativa e quantitativa utilizou o escopo metodológico do estudo de caso. Pode-se concluir que, destarte as dificuldades e os obstáculos enfrentados durante o início do processo de organização e a diversidade de interesses, a região estudada destaca-se pela capacidade singular de se organizar e de se associar. As relações firmadas a partir da organização dos empreendedores privilegia o território da aglomeração produtiva na busca do desenvolvimento local sustentado, especialmente nas ações voltadas para o turismo, principal produto da região pesquisada.
Palavras-chave: empreendedorismo, organização produtiva, comportamento empreendedor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.